Uma breve história da música gospel nacional

Como define a Wikipedia, musica gospel é uma composição escrita para expressar a crença individual ou de uma comunidade com respeito à vida cristã, bem como seus gêneros musicais variados, o que oferece uma alternativa ao povo cristão, à música secular convencional.

Temos notado que há algum tempo a musica gospel tem se tornado cada vez mais presente em nossa sociedade, não sendo mais subjugada às rádios cristãs. Também temos percebido que houve uma evolução considerável no que se diz respeito à musicalidade, além de um número crescente de artista nos mais variados gêneros.

Antigamente a música evangélica se resumia aos gêneros mais ligados ao louvor dentro das igrejas, sendo mais tradicional. No inicio do século com a vinda de novas composições trazidas por missionários (em sua maioria batistas e presbiterianos americanos), as igrejas passaram a assimilar ao culto evangélico elementos do gospel com a tradução de hinários (como a Harpa Cristã e o Cantor Cristão), a música foi reformulando seus conceito, mas ainda assim mantinha as mesmas características tradicionais dos grandes corais da tradição Protestante, sendo ainda assim mais simples.

Mas foi na década de 60 que grupos como o Vencedores Por Cristo Vencedores por Cristo começaram a investir na formação e treinamentos de músicos e viagens para divulgação, começando então a influenciar o estilo de músicas de todas as igrejas evangélicas do Brasil.

A banda Petra

A banda Petra

Na década de 70 houve um grande avanço com o surgimento de bandas cristãs de rock no cenário mundial que mudaram a mentalidade de muita gente como a banda Petra, Guardian, Bloodgood que abriu mais um leque de gêneros, relegados ao louvor tradicional, e o soul dos negros americanos.

Nos anos 80 começaram a surgir bandas mais pop que se firmam como ministérios de louvor Katsbarnea, Voz da Verdade, Vencedores Por Cristo, entre outros. A partir daí surgiram cantores em diversos gêneros que se sagraram no mercado, como Aline Barros, Cassiane, Fernanda Brum e outros. Também ocorreu um crescimento de gêneros, onde surgiram bandas de pop rock (Oficina G-3, Fruto Sagrado), hip hop (Apocalipse 16, Provérbio X).

Mas ainda assim houve uma certa resistência dos cristãos mais tradicionais quanto ao surgimento de novos ritmos, como o rock e o rap cristão, que eram considerados uma influencia demoníaca nas igrejas.

No fim da década passada se consolidou os muinisterios de louvor como o Diante do Trono, Renascer Praise, influenciados por outros ministérios como o Hillson United, Planet Shakers e Vineyard.

Fonte: Wikipedia

por Dhal

Explore posts in the same categories: Diversos

Tags: ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: