Alternativa Cristã Para Músicas Seculares: Pop Rock Nacional

No cenário nacional há uma gama enorme de musicas e gêneros, não importando o publico ou a religião a quem é destinado. Então, aqui segue uma lista comparativa do cenário rock nacional:

renato russo - kim

Renato Russo/Legião Urbana) x Kim/Catedral

Quem nunca comparou a voz do vocalista do Catedral com um dos artistas mais loucos do rock nacional, Renato Russo. Com a diferença de fazer um som mais voltado para a MPB, Kim tem por repertório a música cristã, ao passo que Renato Russo conquistou o Brasil com um rock mais introspectivo e letras um tanto a frente do seu tempo.

Renato Russo – Hoje a Noite Não Tem Luar

Kim – O Sonho Não Acabou

legiao urbana - days are nights

Legiao Urbana x Days Are Nights

Caracteristica de ambas as bandas é o som mais introspectivos em alguns casos, típico do pós punk, dark wave. Em muitos riffs as bandas se parecem, a musicalidade tem grande semelhança, mas um pequeno diferencial além da crença que está implícita nas letras é que os caras do Days Are Nights exploram mais a questão sobrenatural e uma sonoridade sombria e carregada de mensagens que remetem à esperança e o amor, já o Legião trata de problemas existenciais e da sociedade.

Legião Urbana – Tempo Perdido

Days Are Nights – Rosas

forfun - militantes

Forfun x Militantes

Pop Punk, ou seria rock adolescente? Enfim, aqui temos um embate entre o rock mais voltado ao público juvenil, com letras que retratam fatos da melhor fase de nossas vidas, com nossas paixões, dilemas, amizades, e rock, aliás muito rock, ou Ska (rock tipo de skatista) como pode ser chamado o som do Forfun. Em contraponto, os Militantes que nos trazem esse som típico skatista-juvenil com um som mais voltado para a fé, na pessoa de Jesus e na salvação por Ele.

Forfun- Hidropônica

História de Verão

Militantes – Ficou Pra Trás

Luz do Mundo

cpm 22 - plus salvation

CPM22 x Plus Salvation

Rock bate-cabeça, parecido com o pop punk, porém mais agressivo, essa é a pegada do Hardcore (HC) e dos headbanger. São uma versão do rock Old School com uma modelagem conteporânea destinada aos jovem. De um lado, o CPM 22 já com um tempinho de estrada abordando, crises existenciais e cíticas sociais e amores mal resolvidos. Do outro, o Plus Salvation, uma das revelações no cenário do rock gospel e com sua sonoridade baseada em letras simples, mas que tratam de adoração e celebração.

CPM 22 – Tarde de Outubro

Dias Atrás

Plus Salvation – Apaixonado por Ti

Estou Vivo

nando reis - grato!

Nando Reis x Grato!

Se a idéia é um som mais calmo, com uma levada mais hippie, aquele som ideal para um fim de tarde numa animada reunião com os amigos. Assim é o som de Nando Reis, com seu estilo musical meio que único de ainda seguir o estilo hippie numa versao mais moderna. O Grato! tem mais aquele quê de musica cristã acústica MB, mas se assemelha ao som de Nando Reis, até no vocal, inclusive.

Nando Reis – N

Por Onde Andei

Grato – Canção Cliche

Tolo

titãs - resgate

Titãs x Resgate

Um Pop Rock inteligente.De um lado os Titãs que como o nome mostra se assemelham aos titãs da mitologia grega, por serem de grandioso talento para a música, tendo por rival aqui os caras do Resgate. Ambas as bandas surgiram na década de 80 (onde se encontra o ápice do rock nacional) com aquele visual extravagante, temática anti-Sistema e comportamento rebelde alheio aos padrões denominados “normais”. O Resgate se diferenciava nesse quesito, pois mesmo tendo o mesmo visual extravagante e letras anti-Sistemas, propunha da mesma forma uma solução a esse Sistema em questão: a figura de Cristo!

Titãs – Prova de Amor

Lugar Nenhum

Resgate – O Meu Lugar

Quem é Ele?

engenheiros do hawaii - katsbarnea

Engenheiros do Hawaii x Katsbarnea

Que tal um rock mais poeticamente elaborado? Uma comparação entre o Engenheiros do Hawaii e seu estilo rebelde anos 80 e o Katsbarnéa que em sua temática tratava da questão social, mas com enfoque na fé pra salvação da alma. O Barão Vermelho, uma das maiores bandas do rock nacional, liderado por Humberto Gessinger. O Katsbarnéa, tendo à sua frente Paulinho Makuko e uma das bandas pioneiras do rock cristão nacional,. criticado por aqueles que consideravam o rock como música do diabo.

Engenheiros do Hawaii – Piano Bar

Terra de Gigantes

Katsbarnéa – Uma Certeza

Apocalipse Now

Explore posts in the same categories: Secular x Cristão

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

3 Comentários em “Alternativa Cristã Para Músicas Seculares: Pop Rock Nacional”


  1. Bela análise sua, meu mano. Mas, na parte de Engenheiros do Hawaii e Katsbarnea, você colocou, equivocadamente, Barão Vermelho sendo liderado por Humberto Gessinger.

    Valeu!

  2. Elizeu Says:

    Rock é do diabo… Meu piru é do diabo. O diabo não tem porra nenhuma, véio!!!

  3. Tainá Oliveira Says:

    Nossa! Texto legal demais. Era disso que eu tava precisando, uma lista comparativa contendo bandas de Rock Cristão que eu ainda não conhecia.
    Preciso dizer, gosto demais de Legião, é minha 2ª banda favorita. A primeira é, com certeza, Catedral. Porém, como fã tenho que te dá um toque; Apesar dos músicos da banda serem assumidamente evangélicos, há anos Catedral não se considera gospel. É claro que ainda há MUITO de música cristã no repertório deles, detalhe que mais amo no som dos caras. Porém, eles conseguiram alcançar um outro público, deixando de ser “Gospel” para ser Pop Rock da melhor qualidade, levando sem religiosidade a mensagem que é o sentido de nossas vidas: CRISTO!

    Até a próxima!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: