Secular ou Cristão?

Quem nunca ouviu uma banda durante um bom tempo e ficou na dúvida pra saber se essa banda é ou não cristã. Ou mesmo musicas que tem aquele quê que lhes diferenciam das demais nos colocando em cheque se são ou não cristãs.  Ainda no quesito cristão ou não, foi criado o termo Positive que designa não propriamente a fé dessa ou daquela banda, mas sua composição, como as letras, a fé de seus membros e etc. or isso, tentamos aqui trazer uma luz a respeito de algumas bandas sobre suas crenças, influencias que tiveram, e outras coisas. Para começar uma das preferidas no meio cristão:

Lifehouse

LIFEHOUSE

Lifehouse é uma das bandas que caiu na graça dos cristãos, especialmente dos mais jovens. Com uma sonoridade voltada para o pop rock, mas com belas harmonias e uma letra que tem em sua maioria a temática de um amor infinito, muitas vezes sobrenatural logo se tornou mania, sendo preferência de muitos. Muito chegam inclusive a afirmar que o Lifehouse é sim, de fato cristão, ainda mais após uma peça teatral que teve a musica Everything por trilha sonora e se tornou febre. Mas a verdade é que o Lifehouse não é uma banda cristã, embora muitas vezes seja explicito que as canções tratem de uma vida com Deus, como o próprio nome que significa Casa da Vida.

Como nos Estados Unidos não há diferenciação entre bandas religiosas, é difícil defini-la como secular também. “Eu gosto de dar a opção aos fãs da banda de interpretar as letras como queiram”, Jason Wade (vocalista). O que não implica que é uma banda secular, pois alguns de seus membros são cristãos assumidos.

You And Me

From Where You Are

Everything ao Vivo em Armsterdã

A peça teatral que virou febre na internet e nas igrejas e grupos de teatro evangélicos:
Versão Original

Versão bem mais elaborada:

FLYLEAF

Quando perguntados sobre a religião do Flyleaf, a banda não hesitou em se afirmar cristã. A banda é hoje um dos grandes nomes do metal alternativo com vocal feminino, e a vocalista já foi considerada como a voz que chocou o mundo, a exemplo dos vocais gritante, como em I’m So Sick. O Flyleaf trata de conflitos existenciais em suas canções associado a um rock agresssivo. A banda que é oriunda do Texas, se tornou famosa tocando com bandas seculares ao redor do mundo e sempre está em destaque no meio do rock. Um dos pontos que dão margem sobre a fé é o passado de Lacey Mosley (vocal) que em sua juventude esteve envolvida com drogas e já chegou a pensar em suicídio, mas em uma entrevista Lacey fala de como sua avó a ajudou a levando para a igreja, onde se converteu.

Cansado das suposições sobre a verdadeira fé do Flyleaf, Sameer (guitarra), postou certa vez no blog da banda sobre o assunto dizendo: “Para esclarecer tudo, nós todos somos cristãos. Todos nós amamos a Deus e nos esforçamos para viver e perceber o mundo como Jesus faria. Não necessariamente como a “Igreja” de hoje, mas como os apóstolos e, mais importante, do modo como Jesus nos explicou, pelos exemplos dados a nós na Bíblia. Sim, somos cristãos. Mas há uma discussão entre todo mundo, até nós na banda. Não algo pelo qual brigamos, mas pelo qual é alegre e divertido discutir. É a questão de se somos ou não uma “banda cristã”, e o que isso significa”.

Sorrow

I’m So Sick (Versão Acústica)

All Around Me (Ao Vivo)


CHEVELLE

O Chevelle tem por característica o post-grounge, com new metal e é uma banda que ainda é uma incógnita para muitos sobre sua religião, ainda mais quando assinaram com a Sony Music deixando de lado a Word Entertainment (gravadora gospel) com quem fizeram seu primeiro trabalho em 1995. Nesse primeiro álbum, Point #1 contava com canções que tratavam mais de sentimentos e o que se manifestou nos trabalhos posteriores. Sobre sua fé, não pode ser considerada cristã, pois os próprios membros, os irmãos Loeffler afirmaram que não o são e que suas musicas refletiam o que eles sentiam, sem nenhum fundo religioso, apesar de ser enquadrado no termo positive sound.

Well Enough Alone

Send The Pain Below

The Red

Explore posts in the same categories: Generos e Ritmos, Secular x Cristão

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Secular ou Cristão?”

  1. Paulo Says:

    Legal teu post, realmente nos STATES nao tem diferenciação nitida de gospel ou nao, como aki no BRASIL, ja q lá todo mundo fala q é cristao! Nao conheço as outras bandas, mas o Lifehouse realmente deixam a interpretação livre, e uma coisa q eu notei foi que as músicas q nao sao romanticas tem sempre uma falavra “OK”> quando tudo vai dar certo, ou vai ficar bem, reparem bem nas cançoes!. Bom fica a interpretação de cada um. abraço!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: