Gothic Metal Cristão

Um dos gêneros mais polêmicos da musica e um dos mais difíceis de ser classificado, o Gothic Metal (ou gótico) vem ganhando cada vez mais espaço no cenário cristão, onde já existem bandas de renome tanto para o meio secular quanto para a igreja.

Com uma atmosfera mais aterradora com uma temática mais voltada para a espiritualidade e que aborda elementos como a morte, dor e angustia, o Gothic Metal consegue ser mais do que isso. Teve sua origem consolidada na década de 80 derivadas de outros estios dentro do próprio rock, como o Punk, o Alternativo, o Glam e o Horror Rock (que tem por nome forte Alice Cooper), na época estava em auge bandas Hard Rock que tinham a mentalidade pós Progressiva e que vomitavam musicas em louvor ao Diabo e seus asseclas tanto que se tornou uma época de ouro para o Gothic surgir.

Mas onde que entra esse estilo de musica na Igreja? Isso é simples, um dos principais cernes do estilo deriva-se da espiritualidade e conceitos relacionados a ela. É comum ver adeptos do gênero freqüentemente trajando se de preto, freqüentando cemitérios e usando penduricalhos com insígnias cabalísticas, sendo melancólicos, com maquiagem de estilo duvidoso, mas nada que lhes pareça estranho, pois isso representa seu modo de viver a espiritualidade.

Espiritualidade essa que muitas vezes é retratada em forma de religião, do sacrifício e do martírio, como no caso do Cristianismo que tem por ponto Maximo a morte de Cristo em uma cruz.

A ânsia pela morte revelada nas canções denota certo desapego ao mundo terreno e uma certa esperança, mesmo que efêmera pelo espiritual. As dores dessa vida não são mais que ilusões e por isso não devemos nos preocupar com ela. Remorso, traição e falta de amor também são elementos bastante comuns na temática gótica.

Com isso vemos grandes bandas cristãs que mostram os valores de nossa fé mas dentro do espaço gótico.

Saviour Machine

Um dos principais nomes do Gothic cristão é a Saviour Machine, banda californiana formada em 1989 pelos irmãos Jeff e Eric Clayton com um estilo de Gothic Symphonic Metal, bastante conhecido pelo seu estilo épico e que aborda em suas musicas elementos como morte, guerra, estados de melancolia, profecias e revelações divinas.

Uma das marcas da banda são seus shows que tem em sua composição elementos teatrais, com peças shows pirotécnicos que relatam muitas vezes o martírio vivido por Cristo e de como Ele ressurgiu posteriormente na ressurreição. No geral, é um misto de pregação musical, ou um musical de opera gótica propriamente dito. Musica clássica também é um elemento bastante comum na sonoridade da Saviour Machine

Jesus Christ

Legion

Site Oficial da Banda: SaviourMachine.com

Explore posts in the same categories: Generos e Ritmos

Tags: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

One Comment em “Gothic Metal Cristão”

  1. Nathan bento Says:

    Não gostei muinto dessa banda! Prefiro bandas com mulheres no vocal!.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: